Porte grátis para encomendas acima de 50 €

Porque é que as histórias e os livros podem ser grandes potenciadores do desenvolvimento e da aprendizagem?

Damos-lhe 5 boas razões para oferecer livros ao seu filho!

  1. Porque através dos livros as crianças descobrem formas, cores, movimentos, ilustrações e percebem que existe vida dentro dos livros.
  2. Através da leitura potenciamos o desenvolvimento da curiosidade e da fantasia, pois a criança cria as suas próprias imagens mentais e vai construindo o seu pensamento e os seus conceitos sobre o mundo à sua volta.
  3. Quando exploramos o livro, comunicamos e incentivamos o desenvolvimento da comunicação e da linguagem.
  4. No início a exploração do livro e a da história será feita de uma forma mais sensorial, mas com o tempo e com a experiência a criança irá conseguir passar para uma fase mais representativa e imaginativa, desenvolvendo em paralelo a sua atenção/concentração e a sua capacidade de acompanhar uma pequena narrativa.
  5. E para terminar, e não menos importante, porque os livros e o momento da leitura pode e deve ser de grande riqueza afetiva. Quer quando contamos uma história, quer quando a escutamos, envolvemo-nos num momento de proximidade e atenção ao outro. Fortalecemos os nossos vínculos e fazemos descobertas em conjunto.

Deixamos aqui algumas dicas que podem ser úteis na hora de escolher um bom livro para explorar em família:

  • Dê importância às ilustrações e ao cuidado com a imagem que representa a história.

Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência estética, que enriquece o seu repertório e estimula o prazer da leitura.

  • O tema/mensagem da história é um fator muito importante.

Em geral, livros que descrevem experiências e objetos do quotidiano da criança geram interesse e identificação. Livros sobre assuntos relevantes da vida da criança podem ser uma boa ferramenta para ajudar a ciança a lidar com os desafios naturais da sua faixa etára.

  • Preveligie livros de boa qualidade e resistência.

È importante que o livro possa ser manuseado pela criança de forma autonoma.

  • Crie uma biblioteca diversificada.

Em temas, em estilo de ilustração, em estilo de texto.

Ter uma biblioteca variada oferece à criança uma pluralidade cultural, um repertório mais vasto, mais oportunidades de descoberta e de imaginação, mais opções que ampliarão o universo e as possibilidades de escolhas dessa criança.

E para tornar o momento da história um momento ainda mais especial e mais positivo em família, deixamos aqui algumas estratégias para leitura acompanhada:

  • Interpretar (fazer vozes e diferentes entoações)
  • Cantar
  • Inventar mímicas
  • Utilizar objetos para ajudar a contar a história
  • Permitir que a criança participe na história
  • Investir na repetição / ajudar a criar hábitos de leitura
  • Encontrar um espaço e tempo adequados (longe de outros estímulos)

Fazer do tempo de leitura um tempo especial em família vai certamente promover relações mais positivas, aumentar o vinculo entre pais e filhos e ajudar a promover uma comunicação mais positiva, e com isso tornar mais possível ter crianças mais cooperantes e relações mais harmoniosas.

Ter um momento de exploração literária em família promove uma maior proximidade entre pais e filhos, ajuda os pais a perceberem melhor a visão da criança sobre determinados assuntos, mostra à criança que os pais estão disponíveis e presentes para ela, o que se traduz na vontade da criança se ligar e cooperar. As relação entre pais e filhos ficam menos tensas e criamos memórias mais positivas.

Quer saber mais sobre a literatura infantil e a promoção de relações familiares mais felizes e positivas?

O Projeto Girafa – Livraria dos afetos é uma livraria com foco na Literatura Infanto-juvenil e na Educação e Parentalidade Positiva. Pretende ser uma livraria para as crianças, mas também para as famílias, com a missão clara de, por um lado, favorecer hábitos de leitura saudáveis, e por outro favorecer a Literacia Emocional, a Linguagem dos Afetos e a promoção de relações mais positivas nas famílias.

Se quer saber mais sobre a nossa montra de livros e as nossas escolhas literárias visite o nosso site:

www.projetogirafa.com

Por tudo isto, desejamos a todos boas leituras !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.